Trajetória de um mestrando I

Olá pessoal!
É com grande alegria que compartilho com vocês a contribuição de um de nossos leitores, Alexandre Ramos, sobre sua trajetória no mestrado.
Se você também deseja compartilhar sua experiência conosco, basta manifestar seu interesse nos comentários, que entraremos em contato. 😉
“Costumo dizer que para ingressar no mestrado tive que fazer um curso à parte, pois a maior dificuldade foi a de entender os mecanismos de funcionamento do processo, sobretudo em se tratando de uma universidade como a USP, onde as informações são variadas, fragmentadas e, muitas vezes, difíceis de entender.
Como não era aluno da instituição, havia aquele receio, misturado com medo de se achar incapaz de entrar no mestrado.


Em 2012, quando estava terminando algumas especializações pela instituição comecei, por conta própria, a revirar o próprio site da USP; visitar os sites de outras instituições; blogs e grupos de discussão sobre o tema; perguntava para alunos, ex alunos e professores; então, aos poucos fui entendendo o processo.
 
Frequentar uma disciplina como aluno especial, foi importante para adquirir confiança assim como, participar de um processo de seleção um ano antes da minha entrada no programa de pós-graduação.

O site ‘Mestrado USP: aí vamos nós!’ acabei conhecendo quando já estava no início do mestrado, porém, me ajudou bastante para consultas sobre temas como bolsa de estudo, a preparação para a qualificação e defesa e dicas para manter a rotina de estudos. Outro fator interessante é que, depois que entrei no mestrado, muitos colegas pediam informações, então, acabava indicando o site como uma fonte confiável.
 

Em novembro de 2015, defendi minha dissertação no programa de pós-graduação em Estudos Culturais, na Escola de Artes, Ciências e Humanidade da USP (EACH), com o tema da pesquisa ‘Escola e redes sociais: diálogos possíveis, saberes e inversões’.

Agora, estou na luta para entrar no doutorado.”

 
Alexandre Ramos
Mestre em Filosofia pela USP
Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s