Olá pessoal!
Como muitas pessoas têm dúvidas sobre o exame de qualificação, resolvi falar um pouco sobre este assunto.
Não é a primeira coisa que você deverá se preocupar ao ingressar no mestrado. Como já falamos no post, https://mestradouspaivamosnos.com/2015/03/31/creditos-do-mestrado-o-que-sao-e-como-cumpri-los/, cumprir os créditos será sua primeira tarefa a cumprir. Mesmo porque, para qualificar é necessário ter cumprido, ao menos, 90% dos créditos em disciplinas.
Mas, você pode estar se perguntando: afinal, em que se resume o exame de qualificação?
Na verdade, trata de uma prévia do que será sua defesa.
Você fará a inscrição na secretaria do Programa onde faz o mestrado, e depositará seu relatório de pesquisa, isto é: ficha do aluno; análise das disciplinas cursadas; Currículo Lattes; projeto de pesquisa; capítulos desenvolvidos, avanço da pesquisa e cronograma de atividades futuras.
Terá de indicar os professores (em acordo com seu orientador), que irão compor sua banca. De modo geral, seu orientador, um professor interno e um externo ao Programa (sugiro já pensar na mesma banca para a defesa).
A banca lerá seu relatório, e, no dia da qualificação, fará a arguição apontando todas as lacunas que sua pesquisa apresenta, e também lhe fazer sugestões.
É raro acontecer, mas, caso seja reprovado no exame, poderá refazê-lo, uma única vez.
Vale salientar que tal exame é de suma importância. Não apenas por sua obrigatoriedade, mas, especialmente, pelo rumo que sua pesquisa irá tomar a partir de então.
Abrs a todos! 🙂