Créditos do mestrado: o que são e como cumpri-los?

Salve galera!

Falei em um outro post sobre a importância de se organizar e otimizar bem o tempo – Passei no mestrado! E agora? – pois bem, hoje desejo dar continuidade a este assunto.

Você já deve ter ouvido falar que no mestrado terá de cumprir os créditos. Mas o que são afinal?

O mestrado é composto por disciplinas e pela dissertação, resultando nos créditos exigidos pelo programa. Cada disciplina equivale a uma quantidade de créditos, em geral valem 8 pontos (mas pode haver variação, a depender da carga horária da disciplina).

As disciplinas se dividem em obrigatórias e optativas. No caso das optativas você escolhe aquelas que mais se aproximam do seu projeto de pesquisa. As aulas acontecem uma vez por semana, e, em sua maioria, no período diurno. Para conseguir os créditos não basta estar matriculado na disciplina. É preciso ser aprovado com nota e frequência.

Uma outra coisa é que você poderá cumprir algumas disciplinas em outro instituto. Por exemplo: você ingressou na Educação, mas poderá fazer uma disciplina na Psicologia ou em outro instituto de seu interesse. Só precisa verificar nas normas de seu programa quantos créditos em disciplinas poderá ter em um instituto externo ao seu e também ter anuência de seu orientador.

Há também a possibilidade dos créditos especiais, que são publicação de artigos, participação em congressos etc. Verifique junto ao seu instituto a tabela de pontuação máxima que poderá utilizar.

Uma dica: cumpra os créditos em disciplinas no primeiro ano de mestrado, por dois motivos: primeiro que no início, provavelmente, você estará meio perdido neste “admirável mundo novo”. Assim, as leituras, as discussões e o contato com os colegas de curso lhe ajudarão a amadurecer melhor suas ideias.

Sem contar que, ao final das disciplinas, geralmente os professores pedem, como avaliação, a redação de um artigo para compor sua nota. Mas, mais do que uma nota, esses trabalhos servirão para você começar a construir sua dissertação.

Segundo: no ano seguinte você terá de investir todas suas energias (e tempo) para escrever a dissertação e também passar pelo exame de qualificação (tratarei deste assunto num outro post).

Bom galera, espero ter ajudado.

Dúvidas, postem nos comentários.

Abraços a todos e todas!

Anúncios

10 comentários

  1. Pingback: Dinâmica de um mestrado | Mestrado USP: aí vamos nós!

  2. Olá Fernanda, tenho uma grande dúvida com relação às aulas para cumprimento dos créditos: Normalmente as aulas ocorrem durante o período da manhã ou tarde. Estou me programando para tentar fazer um mestrado no próximo ano. Contudo, trabalho em uma empresa durante o dia e não tenho possibilidade de estudar durante o dia. Por acaso você sabe se é possível cumprir estes créditos durante 1 mês, por exemplo, quando eu tiver de férias no trabalho? Obrigada.

  3. Olá Fernanda, vc poderia me esclarecer uma dúvida?, estou prestes a ingressar no mestrado, e agora, que estou passando pelas etapas e cada vez mais perto de ingressar bateu um “medinho” em relação ao cumprimento das disciplinas, pq assim como a colega acima trabalho e conseguiria tirar somente um dia por semana pra me dedicar a isso. Você acha possível concluir dessa forma?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s