Olá pessoal!
Em outro post falamos um pouco sobre a importância de organizar bem o tempo, lembram? (para quem ainda não leu: “Passei no mestrado! E agora?“)
Considerando que o mestrado ocupa boa parte de nosso tempo, (nos deixando por vezes sem vida social, hehe …) é necessário estar muuuito envolvido com a pesquisa, praticamente um casamento!
Por isso mesmo sempre digo: num casamento com amor já não é fácil, imagina sem amor!
Trazendo para o mestrado, é necessário gostar muuuito do tema de sua pesquisa, porque ainda assim vai ter dia em que você vai se sentir cansado de tanto “conversar” com seu objeto de pesquisa!
Assim, invista num tema em que você se identifique.
O tema da minha pesquisa foi sobre a afirmação identitária latino-americana nos discursos de José Martí e Oswald de Andrade.
Eu literalmente me casei com minha pesquisa. Aprendi muitas coisas. Levei-a para vários congressos, inclusive para fora do Brasil. Além disso, recebi muitos elogios da banca na defesa da minha dissertação!
O mestrado para mim, por conta da minha rotina de trabalho e estudo (e de esposa) como já compartilhei com vocês, não foi nada fácil. Mas com todas as letras posso dizer que valeu muito a pena!
Então galera, escolha muito bem o tema de sua pesquisa, como quem escolhe seu/sua parceiro (a) para um casamento!
Um comentário em “A escolha do tema de pesquisa do mestrado”