Oi pessoal!
Volta às aulas e muito trabalho nesse começo de ano (dois meses sem publicar…).
Isso me fez lembrar do início do meu mestrado, em 2012 (eita, já se passaram cinco anos!). Um novo universo se abrira para mim, que vinha de uma formação em universidade privada (mas não por isso ruim).
Contra todas as expectativas lá estava eu na Universidade de São Paulo, numa pós-graduação stricto sensu. Ao rememorar esse momento me lembro de toda a alegria que sentia, mas ao mesmo tempo sentia uma certa estranheza. Como João de Santo Cristo, em Faroeste Caboclo, sentia mesmo que era mesmo diferente,
sentia que aquilo ali não era o seu lugar.
Assim como em Admirável mundo novo, de Aldous Huxley, havia os que desde a educação infantil foram preparados para estar ali. Eu não fazia, e não faço, parte dessa classe. Definitivamente aquele não era o meu mundo. Minha realidade socioeconômica era a de conciliar trabalho, casa e estudo. Nunca pude contar com “padrinhos mágicos” para bancar meus estudos.
Não quero, no entanto, que este artigo se confunda com um discurso vitimista ou meritocrático.
Não!
Não nego aqui todo meu esforço individual, mas reconheço a importância de ter encontrado nesse percurso pessoas que me olharam e acreditaram em mim além do meu Lattes.
Após assimilar todo esse impacto e reconhecer que o meu lugar era onde eu determinasse estar, meu desejo era ver gente do meu mundo ali também. Assim nasceu este blog com a intenção de compartilhar minha trajetória acadêmica, pois sei que não se trata apenas da minha história individual, mas também a de muitos outros que com ela se identifica.
Logo a finalidade deste blog é ser um meio de empoderamento, no sentido de oferecer subsídios que possam de alguma maneira transpor barreiras simbólicas, estruturais e institucionais que limitam o acesso e ingresso de muitos ao “solo sagrado” da pós-graduação uspiana.
Por isso, enquanto este blog estiver no ar seguirei afirmando e reafirmando que fácil de fato não é, mas é possível sim!
Mestrado USP: aí vamos nós! 😉
Bom dia. Gostaria de saber se a USP, especificamente FE, IME, ICMC e ECA, abrem inscriçoes para Pos-graduaçao no 2° semestre de 2017. Obrigado. Felipe.
Sobre as inscriçoes para Pos-graduaçao no 2° semestre de 2017, em caso afirmativo, quando geralmente ficam abertas? Agradeço. Felipe.
Oi Felipe, varia de programa para programa. Na FEUSP, por exemplo, as inscrições tanto para o 1º semestre quanto para o 2º semestre acontecem agora em fev/mar.
Os cursos que encontrei ‘abertos’ para inscrição, já estão fechados para novas inscrições, porque já expirou o prazo para inscrição no exame de proficiência em Língua Inglesa.
Sim, FEUSP já foi…
Só o de Biologia (IB) que encontra-se aberto ainda.
Nossa Fernanda, suas palavras vão de encontra à minha realidade. Já salvei seu blog nos meus favoritos!
Legal, Victor! 🙂