Mestrado acadêmico ou profissional: eis a questão

Olá pessoal, tudo bem?!

Vamos conversar um pouco sobre as diferenças básicas entre o mestrado acadêmico e o profissional, para que você analise e faça a melhor escolha de qual curso fazer.

Vamos primeiramente pelas semelhanças:

  • ambos são cursos de pós-graduação “stricto sensu” e, em termos de qualidade, tanto o acadêmico quanto o profissional são avaliados pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. É possível verificar o grau de qualidade do programa por meio da nota que vai de 3 a 7;
  • a duração em média é de 24 meses, podendo ser estendido por mais alguns meses;
  • ambos conferem a titulação de mestre e o diploma tem validade nacional.

Algumas diferenças, de acordo com a Capes:

  • o mestrado profissional é uma modalidade mais recente de cursos “stricto sensu” tendo sido  regulamentado em 2009. Sua principal diferença em relação ao mestrado (acadêmico) é o seu enfoque voltado à qualificação profissional do candidato.
  • o mestrado acadêmico prepara um pesquisador, que deverá continuar sua carreira com o doutorado, enquanto no profissional o que se pretende é imergir um pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que ele depois continue a pesquisar.

Ainda, segundo a Capes: “Talvez convenha sugerir que o MP (mestrado profissional) não seja cursado imediatamente após a conclusão da graduação. O aluno se beneficiará mais dele se já tiver alguma maturidade adquirida pela vivência na profissão. Dialogará mais em função do que aprendeu no mercado ou no órgão estatal em que trabalha.”

Um destaque é para o programa de bolsas de mestrado profissional para professores que atuam na rede pública, que por sua vez deverá se comprometer a continuar em exercício na rede pública por um período de pelo menos cinco anos após a conclusão do mestrado.

O que precisa ficar bem claro é que o mestrado profissional não se trata de um mestrado “facilitado”, uma vez que em ambas as modalidades há a necessidade de cumprir os créditos em disciplinas e também o desenvolvimento da pesquisa.

Anúncios

4 comentários

  1. Bom dia!
    Tenho muito interesse em ingressar em um programa de mestrado profissional. A bolsa repassada pela universidade é a mesma do mestrado acadêmico? Posso ingressar no doutorado tendo feito um mestrado profissional?
    Agradeço a atenção e parabéns pelo blog ❤

  2. Bom dia! Gostei da explicação simplificada do assunto, porém, ainda tenho dúvidas sobre qual mestrado escolher pois meu objetivo é lecionar… Já possuo experiência de quase 20 anos na minha área (Fisioterapia) mas não possuo titulação acadêmica que neste momento é exigida em todas as universidades as quais pleitiei cargo de professor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s