Quem sou eu?

eu

Meu nome é Fernanda Filgueiras, sou doutoranda na Faculdade de Educação da USP e mestra pelo Programa Interdisciplinar Integração da América Latina – PROLAM/USP. Áreas de atuação: Sociedade, Economia e Estado. Comunicação e  cultura.

Especialista em Metodologias Ativas pela PUC/MG.

Historiadora, professora e consultora acadêmica.

Criei este blog em 2014, depois que defendi minha dissertação de mestrado, com o objetivo de ajudar a todos aqueles que têm o sonho de ingressar no mestrado. Vem comigo!

Veja aqui meu Lattes 🙂

Publicidade

9 comentários em “Quem sou eu?”

      1. Olá, Fernanda! Tudo bem?

        Estou participando do processo seletivo para mestrado do Prolam-USP, mas estou bastante insegura quanto à prova escrita sobre a bibliografia indicativa… A linha de pesquisa em que desejo ingressar é a de Comunicação, Literatura e Cultura, mas como a bibliografia indicativa é muito extensa e contém livros das áreas de sociologia, economia e geografia também – que não estão relaiconadas às minhas áreas de concentração – estou com dúvidas se devo estudar esses livros também ou se é indicado que eu me dedique mais à literarura relacionada à minha área.

        A prova será em outubro.

        Espero muito que você possa me ajudar com isso e meus parabéns pelo blog!

        Atenciosamente,

        Maiara.

      2. Oi Maiara, bem-vinda!
        Sobre a prova do Prolam, já faz alguns anos que fiz… Fiz em 2011! Então, talvez possa ter mudado de lá pra cá. De todo modo, essa variedade que você identificou na bibliografia é devido ao Prolam ser um programa de mestrado interdisciplinar. Minha sugestão é você não focar apenas na sua área específica, mas tem uma visão um pouco mais abrangente sobre as temáticas a respeito da América Latina, abordadas na bibliografia indicada. Nesse link você encontra dicas minhas para a prova: https://mestradouspaivamosnos.com/2014/12/13/prova-dissertativa/

      3. Muito obrigada pelo retorno, Fernanda! Estou um tanto apreensiva com a prova pq ela será daqui a menos de 1 mês e eu não consegui ler toda a bibliografia do Prolam, que contém 9 livros, a maioria deles com mais de 200 páginas. Como a bibliografia é bastante extensa, acabei priorizando a leitura dos livros da minha linha de pesquisa, como havia dito anteriormente. Nesse caso, o que você me sugeriria para o caso de não dar tempo de ler tudo?

        Te agradeço demais o retorno e a paciência. ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s